Afinal quem diz proteger-nos também nos vende!

Existem várias extensões e até browsers que afirmam ser os melhores do mundo a cuidar da privacidade do utilizador.

No topo dessa lista figura o conhecido site DuckDuckGo, que disponibiliza um motor de pesquisa, extensões e até browsers, afirmando que garante completamente a privacidade do utilizador.

Afinal… não será bem assim.

Os responsáveis pelo browser Brave, um programa de navegação que prima pela privacidade (explicado em detalhe na Gui@ da INTERNET) publicou um post onde afirma que o DuckDuckGo se vendeu à Microsoft. Demonstra exemplificando a forma como o browser do DuckDuckGo, para dispositivos móveis, inclui excepções quando se trata da Microsoft, e envia a esta o ID publicitário de cada utilizador que pensa estar protegido:

Naturalmente que todos sabemos (ou deveríamos saber) que nem na Internet existem almoços grátis, tudo o que pensamos estar a usar ou aceder “à borla” é bem pago com a nossa privacidade e outra publicidade que nos chega de várias formas sem sabermos porquê.

Afinal, todos (mesmo todos) temos de pagar pelo pão que colocamos na mesa dos nossos filhos, e não o conseguiremos fazer oferecendo, temos de cobrar alguma coisa pelo nosso trabalho. Quem oferece também o faz, cobra-nos pelo que usamos ou lemos, mas às escondidas, levando-nos ao engano, o que é grave…