China diz que inventou computador 10 milhões de vezes mais potente

A China anunciou que investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia daquele pais conseguiram criar um computador quântico que ultrapassa o computador mais potente da actualidade em 10 milhões de vezes.

Tratar-se-á de um computador quântico, e mesmo nessa gama é 1 milhão de vezes mais potente do que o maior computador experimental do género, o Sycamore do Google.

No entanto é bem sabido que esta tecnologia, ainda em desenvolvimento, consegue operações muito mais rápidas embora os erros sejam ainda tantos que não podem ser usados, não são fiáveis.

Resta saber qual a fiabilidade desta invenção chinesa, e se é mesmo assim tão potente (naquele regime tudo é secreto)…

Leia o comunicado:

journals.aps.org/prl/abstract/10.1103/PhysRevLett.127.180502