Como criar sistema RAID com dois discos?

Boa tarde,

Construí um computador com a board Asus Strix Z270 H Gaming e com disco V-Nand SSD 970 Evo Plus, NVMe M.2 da Samsung.
Instalei o sistema operativo Win 10 pro.
Tudo a funcionar OK.
Mais tarde adquiri um segundo disco V-Nand SSD 970 Evo Plus, NVMe M.2 da Samsung.

Gostaria de saber como posso criar raid 0 com os dois discos na qual um deles ja tem o SO instalado e o segundo (ultimo SSD adquirido), está vazio.

Obrigado
Mario Nunes

1. Olá Mário,

O que pode ou não fazer em termos de RAID vai depender das capacidades do Controlador RAID em uso, por exemplo quando tem uma máquina com RAID5 em funcionamento e adiciona novos discos para aumentar o espaço disponível no volume alguns controladores conseguem expandir o volume sem afectar os dados outros não…

Tipicamente ao iniciar o RAID, como é o seu caso, o controlador vai preparar os discos para criar o volume e ao fazer isto apaga tudo!

Numa configuração em RAID o Windows deixa de ver os discos individuais, apenas vai ver os volumes que são expostos pelo controlador raid em função do tipo e configuração de RAID que escolher (dependendo do número de discos que tem, etc.)

Tenha em atenção que em RAID0 não fica com qualquer protecção contra falhas porque os dados são escritos “espalhados” por ambos os SSD’s, se um deles avariar perde tudo! caso não tenha backups.

O que pode tentar fazer é uma imagem total do disco SSD que tem em uso para um disco externo usando um software de backup do género Macrium Reflect ou outro, não se esqueça de criar a respectiva pen de recuperação para que possa fazer o boot através desta e repor o backup após criar o volume RAID.

Monte o 2º SSD no computador, aceda à configuração do controlador RAID para criar o volume em RAID0 usando os dois SSD’s, inicie o computador com a pen de rescue criada pelo software e restaure o backup agora para o volume raid.

Para que possa fazer o procedimento que descrevi tem que se assegurar que o disco de rescue criado pelo Macrium Reflect ou outro software inclui os drivers para o controlador raid da sua motherboard pois caso contrário o software não conseguirá ver o volume raid, é como se não existisse um disco na máquina.

Não estou certo mas eventualmente poderá ser necessário efectuar a reparação do Boot do sistema porque é possível que o Windows não inicie devido ao sistema passar a ter agora uma configuração de disco diferente! No caso do Macrium Reflect a pen de rescue tem uma opção para corrigir o boot do sistema que poderá ajudar caso esse problema se confirme.

Quando o Windows iniciar a partição C: vai aparecer com o tamanho do SSD original e terá que a expandir no Gestor de Disco do Windows para que passe a usar o espaço total do volume RAID.

Rui Paz

2. Boa tarde Rui,

Desde já agradeço o tempo que despendeu sobre o assunto em epigrafe. Entendi perfeitamente o que me explicou, e por isso estou muito grato.

Agora tenho outra(s) duvidas:

* A “motherboard” só tem dois slots para ssd m.2
    * Posso instalar um disco HDD sata e assim criar RAID 5 ?
    * Se sim qual o tamanho do disco que tenho que instalar, tendo em conta que um dos V-Nand SSD 970 Evo Plus, NVMe M cada.2 da Samsung tem a capacidade de 500GB.
    * Como alternativa à criação do RAID 5 posso criar RAID 0 e utilizar o back up do Windows, criando imagens do disco c: , e assim suprimir a possível falha de um dos discos

do volume RAID 0, procedendo desse modo à recuperação do volume RAID 0 via imagem do (c: ), criada?

Agradecimentos sinceros pela a elucidação que me possa dispensar.

Mario Nunes

3. Olá Mário,

Obrigado pelo feedback.

Lendo as especificações da motherboard apenas é referido um único controlador de disco Intel Z270 pelo que teoricamente o controlador poderá permitir seleccionar os vários discos ligados a ele para construir o RAID mas criar um RAID5 desse modo parece-me má ideia porque a velocidade do disco mecânico SATA vai ser muito muito inferior ao desempenho dos m2 pelo que isso prejudicaria o desempenho geral do sistema!

Numa configuração normal RAID5 os discos devem ser todos do mesmo tamanho se não forem, o tamanho do disco mais pequeno é usado ao criar o volume em cada um dos 3 ou mais discos.
    D1 – 500GB
    D2 – 500GB
    D3 – 1000 GB (neste só seriam usados 500GB)

Sim numa configuração RAID0 é bom pensar logo em fazer backups regulares através de uma imagem total do sistema se tem muito software instalado com configurações difíceis de recriar, etc. e considerar também um backup mais frequente, eventualmente diário/em tempo real, para a cloud ou outro sítio qualquer caso tenha dados que são alterados muito frequente.

Rui Paz