Como transferir dados e apps para um novo telemóvel?

Boa tarde

Venho pedir a Vossa ajuda para o seguinte.
Vou adquirir um telemovel SAMSUNG para substituição do meu actual da mesma marca.
Por outro lado e tendo em conta que o meu actual SAMSUNG é recente, vou oferecê-lo a um meu familiarque possui um Haway (?)
Ambos são ANDROID
A minha duvida está no seguinte :
Como devo proceder para transferir os ficheiros e aplicativos dos telemoveis em uso para aqueles que vou adquirir e oferecer sem perder qualquer tipo de dados?
Existe algum prgrama para tal efeito.

Ficaria muitio grato pelos V/esclarecimentos

Melhores cumprimentos
Fernando Trindade

1. Sr . Fernando Trindade boa tarde .

Se o senhor comprar no explorador Meo , Nos etc lá fazem-lhe esse serviço sem perda de nada , porque

para além do cartão da sua fidelização , de certo que tem na memória do telemóvel que não tenha no cartão

e vai perder de certo , aconselho-o a fazer a transferência no agente sem riscos de perder nada .

Meus cumprimentos

Luis Afonso O. S.

2. Muito grato.

O meu problema, pois resido em Aveiro, é que o estabelecimento da NO S não esteja preparado para tal.

Vamos ver.

Sinceros cumprimentos

Fernando Trindade

3. Bom dia,

A Samsung possui um software de backup/restauro que permite transferir dados de um telemóvel para outro.

Chama-se SMART SWITCH. Instale num pc, ligue o equipamento antigo e faça o backup de tudo. Posteriormente ligue o novo equipamento e efetue o restauro a partir do equipamento anterior.

Pode ainda usar as contas da Samsung e/ou da Google para efetuar backup’s regulares do seu equipamento para ser mais fácil recuperar os seus dados em caso de avaria ou transferência para um novo equipamento.

Álvaro Freire