skip to Main Content
965015602 clube@utilizadores.pt clubedeutilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​

Computador mostrou EM REPARAÇÃO, desligou e nunca ligou

TOSHIBA SATELLITE – C 850 D -103
Hard disc 320 GB (HDD) ; 15,6” ; LED backlighting
Windows 11 ; 64 bit
————————————————————————————————

1. Funcionando , apareceu em “ reparação” !… Desliguei , nunca mais ligou .
De férias no Algarve entreguei a reparação a uma loja em Faro .
Reparado constatei : desapareceu o Word e instalou um fraco SSD 120 GB !…
1 mês depois deixou de funcionar .
Após a “ pandemia “ regresso ao Algarve e confronto o supracitado reparador .
O computador funciona mas o LED está danificado i.e. a imagem não é suficientemente visível .
Apenas utilizando um monitor externo se pode ter uma imagem visível .
O supracitado reparador diz que não tem LED !…
Existem ou não existem LED ‘ s no Mercado ?
Existe alguma correlação entre a ora avaria do LED e o fraco SSD de 120 GB que foi instalado ?

il.dynabook.com/en/discontinued-products/satellite-c850d-103/tab/services/

Augusto Santos

This Post Has 4 Comments

  1. Caro Augusto Santos,

    Vou dar-lhe a minha opinião. Vale o que vale, e enfim, em casos destes, apenas podemos especular sobre as razões que levaram o dito reparador a tomar as opções que tomou.

    1. Objetivamente, o disco SSD de 120 Gb, nada tem a ver com a alegada avaria do led.
    2. A imagem tem deficiente definição ou deformação, ou tem apenas falta de intensidade luminosa? Não é de todo impossível que não haja material de substituição para modelos fora de linha.
    3. A avaria ‘original’ pode ter sido avaria do disco rígido e apenas posteriormente se ter manifestado avaria nos led’s do ecran.

    Usar um SSD de baixa capacidade para conter o sistema operativo não é mau em si mesmo. Há mesmo diversas vantagens em usar um disco apenas para o sistema operativo e depois usar outros discos apenas para armazenamento, que é exatamente o que eu próprio uso no meu sistema. Nesse caso, o disco do sistema não precisa de mais do que 120 GB. No entanto, para um portátil, que pode nem ter espaço reservado para outro disco, pode não ter sido de fato um bom critério, embora não sendo um erro em si mesmo.

    Parece-me a mim que, sobretudo, faltou nessa reparação, comunicação e transparência. Faltam-me dados, mas no mínimo, o reparador deveria ter perguntado antes de tomar uma opção e deveria ter informado devidamente os porquês de cada opção ao cliente.

    Só uma pequena sugestão, em casos em que não se encontram sobresselentes no mercado, e há todo o interesse em restaurar o equipamento, pode valer a pena procurar em sites de venda tipo OLX, pois por vezes encontram-se portáteis do mesmo modelo ou apenas partes, ou peças, por preços acessíveis. Isto tornaria possível, por exemplo, substituir apenas o ecran e deste modo voltar a ter o portátil funcional.

    Abraço,

    Fernando Cabrita

  2. Bom dia,

    Quando tinha a minha loja de informática todos os Toshibas que comprava e depois até aos dois anos

    de assitência eram dadas pela Firma Quinta Grande , era a importadora e que me dava assistência técnica

    no Porto ficava no Centro da Maia e era a Fernanda que me atendia , Agora sei que tinham outra casa em Lisboa , o melhor é esquecer essa do Algarve e levá-la a essa firma que tratam o Toshiba por tu

    Meus cumprimentos

    Luis Simões

    _^_

    TOSHIBA SATELLITE – C 850 D -103
    Hard disc 320 GB (HDD) ; 15,6” ; LED backlighting
    Windows 11 ; 64 bit
    ————————————————————————————————

    1. Funcionando , apareceu em “ reparação” !… Desliguei , nunca mais ligou .
    De férias no Algarve entreguei a reparação a uma loja em Faro .
    Reparado constatei : desapareceu o Word e instalou um fraco SSD 120 GB !…
    1 mês depois deixou de funcionar .
    Após a “ pandemia “ regresso ao Algarve e confronto o supracitado reparador .
    O computador funciona mas o LED está danificado i.e. a imagem não é suficientemente visível .
    Apenas utilizando um monitor externo se pode ter uma imagem visível .
    O supracitado reparador diz que não tem LED !…
    Existem ou não existem LED ‘ s no Mercado ?
    Existe alguma correlação entre a ora avaria do LED e o fraco SSD de 120 GB que foi instalado ?

    il.dynabook.com/en/discontinued-products/satellite-c850d-103/tab/services/

    Augusto Santos

  3. Sr Cabrita bom dia .

    Esta a sugerir um segundo disco num portátil só de for externo , o que eu faço e fazer no disco duas partições uma do sistema operativo e a outra para aquilo que se pretenda mas menos de 500 gbytes hoje em dia é muito pouco então se trabalha em imagem tira muitos recursos a capacidade de armazenamento

    Contudo insisto a melhor solução é levar a máquina a Quina Grande sendo um Toshiba que fica com a máquina nova

    Meus cumprimentos

    Luis Simões

  4. Bom dia, Sr. Luis Simões,

    Tem toda a razão. Eu apenas quis dizer que, por princípio, não há nada de errado em usar um disco de 120 GB contendo o sistema operativo e outro disco para armazenamento, e existem algumas vantagens. Contudo, conforme também referi, essa não é a opção mais sensata para um portátil, no qual talvez não exista espaço reservado para um segundo disco.

    A sua sugestão parece-me boa.

    Cumprimentos,

    F. Cabrita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *