Sabendo-se que o Facebook não é exemplo de quem respeite a privacidade do utilizador, sendo até bastante intrusivo, esta noticia mais parece “saltar da figideira para o fogo”.

Mas, esta alternativa está a ser elaborada com ajuda da Mozilla, autora do Facebook, o que tráz alguma esperança.

Aliás, a noticia é até lançada pelo próprio blogue da Mozilla:

www.wilderssecurity.com/threads/mozilla-and-meta-develop-privacy-preserving-advertising-tech-ipa-interoperable-private-attribution.444040/

Segundo este comunicado, o novo mecanismo (chamado IPA – Interoperable Private Attribution) basear-se-á em chaves codificadas, sendo usada a chave de cada utilizador em conjunto com a chave do meio publicitário.

Embora prometa ser mais clara no relacionamento entre o utilizador e os meios que nos vigiam para fins publicitários, é necessário muito cuidado e atenção, começando já a levantar-se vozes que não elogiam este novo mecanismo, como por exemplo este vídeo:

Mais detalhes:

www.campaignasia.com/article/mozilla-and-meta-collaborate-on-privacy-preserving-attribution-solution/475786

www.xda-developers.com/mozilla-meta-interoperable-private-attribution/

blog.mozilla.org/en/mozilla/privacy-preserving-attribution-for-advertising/