skip to Main Content
965015602 clube@utilizadores.pt clubedeutilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​

Falha ao criar imagem do sistema

Boa tarde a todos,

Há uns tempos que deixei de poder efectuar ‘criar uma imagem do sistema’ (que fazia regularmente). Seja criar para disco externo (e experimentei diferentes discos e diferentes espaços disponíveis) ou para DVD, logo de início pára e indica ‘a cópia de segurança falhou. Não existe espaço suficiente no disco para criar a cópia (…).

De quando isso me era possível para hoje a única diferença foi, se não me falha a memória, as duas últimas actualizações. Uso o Win10 e sempre utilizo o Painel de Controle > cópia de segurança e restauro > criar uma imagem do sistema.

Se for possível alguma ajuda, agradeço.

Jorge Guimarães

This Post Has 5 Comments

  1. Boa tarde

    Sr Jorge, essa falha acontece quando no disco sistema, a “partição de recuperação”, tem falta de espaço.

    Para corrigir terá de aumentar a dimensão dessa partição. Um programa free Mini Tool Partition wizard, faz esse trabalho. Atenção è preciso ter cuidado para não suprimir a partição.

    Cumprimentos

    Luis Santos

  2. Caro Jorge Guimarães,

    Bom, pelos vistos o sistema também não fornece mais detalhes sobre a razão da cópia falhar, além de dizer que ‘não existe espaço’, sendo que certamente tem o espaço necessário. Enfim, são as idiossincrasias do Windows, que tem certamente mérito, mas não é isento de problemas. Talvez tenha alterado algo no sistema que impossibilite a cópia da imagem. Procure lembrar-se ou pesquisar um pouco para saber se terá alterado algo no sistema. Aconteceu-me algo similar. Criei uma imagem do sistema e quando quis restaurar o PC (coisa que já tinha feito anteriormente sem problemas) recebi a mensagem ‘impossível restaurar porque a imagem foi criada com Bios e agora o sistema foi alterado para Uefi’… não dei conta de ter alterado nada e quando consulto as informações do sistema diz-me que tenho Legacy e não Uefi. Acabei por desistir de criar imagens do sistema com o Windows e passei a usar o programa AOMEI Backuper. Ele faz o mesmo e já efetuei testes que funcionaram na perfeição, criando posteriormente o restauro quando solicitado. É uma sugestão, mas talvez alguém possa ter alguma melhor, que resolva o problema.

    Abraço,

    Fernando Cabrita

  3. Sr. Fernando Cabrita

    Obrigado pela sua opinião sobre o assunto. Um tanto incompreensível, sim, pelo menos depois de verificar as possibilidade de erro mais evidentes. Sobra-me, como disse, a possibilidade de ter surgido qualquer incompatibilidade na sequência de uma das duas últimas actualizações; isto dado que durante muito e, diria, longo tempo, sempre funcionou regularmente a cada mês que usava essa prerrogativa de segurança. Agradeço-lhe a sugestão que, se não erro, permite fazer o mesmo, mas para a nuvem. Por princípio, nos tempos que correm, que parecem aconselhar a ter muito cuidado com a camisa (porque não está suficientemente colada ao corpo), não faço cópia para outros lugares que não discos externos.

    De qualquer modo, o meu obrigado. Cumprimentos.

    jorgeguimaraes

  4. Sr. Jorge Guimarães,

    Não tem de quê.

    Também no meu caso, durante bastante tempo ainda utilizei a imagem do sistema pelo Windows, antes do processo se tornar incompatível com alguma alteração do sistema. Gostaria já agora de referir que os backups referidos que agora faço com o dito programa AOMEI são também para disco externo e não para a nuvem. Também descobri agora, que no meu caso, o Windows ter deixado de restaurar o sistema c/ a imagem previamente guardada (um pouco diferente do seu caso), se deveu a uma atualização da Bios. No entanto coisas deste tipo acontecem bastante no Windows, alguns processos passarem a ser ‘abortados’ devido a alterações posteriores de algo, que por vezes é muito difícil de descobrir e mais vale recorrer a programas não nativos para o mesmo efeito.

    Um abraço,

    F. Cabrita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *