skip to Main Content
965015602 clube@utilizadores.pt clubedeutilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​

Mensagem de erro ao ligar o PC

Boa tarde

À cerca de dois dias que ao utilizar o meu PC
Acer Aspire M5910 com WINDOWS 10 21H1
a qualquer momento aparece o ecrã Azul
com a mensagem Código de paragem
DPC_WATCHDOG_VIOTATION.

Se alguém tiver solução ,
Agradeço
Comprimentos
António Leite

This Post Has 3 Comments

  1. Caro António Leite,

    Em vista da falta de detalhes que forneceu sobre o seu sistema ou sobre acontecimentos que pudessem fornecer-nos algumas pistas, estas sugestões que lhe dou são um pouco ‘às cegas’. Instalou há pouco tempo o Windows 10? Mudou recentemente o disco rígido, de disco convencional para SSD, ou sempre foi SSD? O ecrã com o aviso de DPC_Watchdog violation Error começou a aparecer após alguma atualização recente ou após alguma alteração de hardware que tenha feito no portátil? Estas indicações seriam importantes.

    Caso use disco SSD, convém começar por ver no painel de controlo, em gestor de dispositivos, em IDE/ATA/ATAPI, clicando 2 vezes e veja se aparece Controlador Série ATA AHCI Padrão. Se não aparecer, deverá escolher esta opção na Bios e alterar de IDE para AHCI. Mas, mesmo aparecendo, eventualmente poderá ser necessário atualizar o controlador. Este erro também pode ser despoletado por outros controladores desatualizados e até mesmo por problemas no disco.

    Para resolver problemas no disco, poderá clicar c/ o botão direito do rato sobre o menu Iniciar, escolher Windows PowerShell (Admin), depois na tela que aparece escreve chkdsk C: /f /r /x respeitando os espaços conforme indicados, depois carregue na tecla Enter. Deixe executar, pode demorar alguns minutos.

    Se nada disto resolver talvez valha a pena instalar um programa para fazer atualização de drivers como o Easy driver ou outro e atualizar o que for indicado como desatualizado. Se possível, dê algumas notícias sobre o assunto. Espero que estas sugestões possam ser de ajuda para resolver o problema.

    Fernando Cabrita

  2. Bom dia

    Caro Fernando Cabrita

    O meu obrigado por ter respondido à minha questão,

    Como também agradeço a todos que dedicaram algum do seu tempo ao meu problema.

    Mas acabei por resolver o problema com um restauro para antes da atualização 21H1 , e passado um dia atualizei novamente, e está tudo bem.

    Cumprimentos

    António Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.