Microsoft junta-se ao movimento “O direito à reparação”!

Existe um movimento, uma organização de utilizadores (a que qualquer um de nós se pode juntar) que exige ter direito à reparação de qualquer aparelho, e não aceita ser obrigado a recorrer exclusivamente ás dispendiosas empresas “parceiras” da marca.

Esta exigência de reparação em “parceiros” é usada por exemplo pela Apple e Samsung, se o utilizador tentar reparar por exemplo um telemóvel ou PC noutro assistente perde a garantia e qualquer suporte.

Para além disso, estas e outras empresas, fabricantes, dificultam ao máximo a possibilidade de reparação, quer no processo de fabrico, ausência de disponibilização de peças e nenhuma documentação.

Estas são razoes que nos prejudicam, a todos.

Por essa razão é uma boa noticia o facto da gigante Microsoft se ter juntado a este movimento, ou pelo menos reconhecer este direito e prometer produzir equipamentos em conformidade com a reparação fácil e autorizada.

Nos E.U.A. o presidente Biden estará a preparar-se para tornar Lei este direito à reparação.

Na Europa, a Comissão Europeia também tem este assunto em mãos e deverá seguir o exemplo americano.

Mais informação na página oficial do movimento “Right to repair” europeu, que podemos subscrever:

repair.eu/