skip to Main Content
965015602 clube@utilizadores.pt clubedeutilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​

Microsoft obriga ao uso do Edge!

Todos (ou quase todos) concordam que o programa de navegação Microsoft Edge é um bom browser, desde que “trocou de motor” e passou a ser movido pelo Chromium.

Mas, será exagerado pretender que seja o único browser.

Quem assim pensa é a Microsoft, e porque pode (e quem pode manda) está a obrigar ao uso do Edge dentro do Windows 10 ou, principalmente, o Windows 11.

Sem o desmentir, começou a ser alterado o código que permitia por exemplo ao Firefox assumir-se como browser predefinido com um simples clique, conforme noticiámos nas revistas Gui@ da INTERNET e COMPUTADOR.

Outros browsers, como o Brave, também se aproveitaram dessa forma de contornar a dificuldade com que é alterada a predefinição de um browser no Windows 10 e (principalmente) Windows 11.

O método usado parece ter sido baseado no código que já antes tinha permitido a criação da aplicação EdgeDeflector, explicada na edição 223 da revista COMPUTADOR, e que permitia predefinir qualquer outro browser dentro do Windows.

O autor desta aplicação veio lamentar-se da decisão da Microsoft que passou a bloquear o uso desta aplicação, assim como acabar com a facilidade com que alguns browsers se tentam substituir ao Edge:

www.ctrl.blog/entry/microsoft-edge-protocol-competition.html



Este projecto depende de cada revista adquirida em banca, ou de cada subscrição.
MUITO OBRIGADO!


This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *