Não consigo receber Email por outlook das contas google

Boa tarde

como posso eu resolver isto desde de 30 de maio não consigo receber Email por outlook das contas google

havia uma função que era activar a segurança minima para ter aceso de terceiros , essa função já não existe e não consigo ler os email por outlook, como eu tenho os email importantes aquivados num ficheiro PST, preciso mesmo do outlook

será que me podem ajudar?

desde já o meu obrigado
Jose Vicente

1. Tive o mesmo problema, consegui finalmente resolver hoje.

A Google deixou de permitir o acesso apenas introduzindo o User e Password.

Tive que ir às definições da conta Google e em “segurança” activar a verificação por 2 factores (além das credenciais normais passa a usar também um código enviado por SMS ou Google Authenticator por ex).

Depois de activar este tipo de verificação pude gerar uma app password ( também na área de segurança).

Esta app password substitui a password normal que inserimos quando criamos a conta no Outlook.

Após tudo isto consegui voltar a ter acesso ao POP3.

Espero não ter baralhado ninguém. Encontram algumas dicas de como dar estes passos no help do Google.

José Camarinha

2. Sucedeu-me o mesmo. Removi a conta pop 3 e fiz uma instalação IMAP. Funcionou sem ter que ativar a validação em 2 passos. Esta forma só é possível em versões compatíveis com o OAuth que permite que apps e sites compartilhem os dados da sua Conta do Google sem exigir o nome de usuário ou a senha. O OAuth só está disponível nos Outlook 2016, 2019, 2021 e Microsoft 365 para computador

3. Só para esclarecer que esse problema acontece devido às alterações feitas pela google que passou a só permite o acesso ao correio por clientes actualizados no caso do Outlook tem que ser a versão 2019 ou o Outlook do Office 365, uma alternativa gratuita é usar o Mozilla Thunderbird que seja uma versão recente.

Convém ter em atenção que mesmo quem esteja a usar estes programas e tenha configurado a conta anteriormente pode ser necessário reconfigurar para garantir que a autenticação passa a ser feita usando o protocolo OAuth2, nesta forma de autenticação deixamos de colocar o e-mail e password no programa de correio mas sim numa janela como se pode ver na imagem seguinte:
    <filestore.community.support.microsoft.com/api/images/7d2ac54b-58c3-4cd1-8f59-635d560e2a9d?upload=true>

Para quem utilize clientes antigos que não suportam este novo protocolo a solução é gerar no gmail passwords por aplicação como já foi indicado na resposta enviada pelo José Camarinha.
    Rui Paz