Para publicar videos no YouTube temos de pagar direitos?
Bom dia
tenho uma questão que queria esclarecer, referente á colocação de vídeos na Internet, e sua disponibilização para um grupo restrito de amigos.
Tentei fazer isso no Youtube (qq um pode ter um espaço próprio no Youtube) mas qual o meu espanto quando, a certa altura sou confrontado com a necessidade de pagar direitos de autor (os videos foram produzidos por mim e acrescentei algumas musicas dos anos 80) senão, não consigo colocar os videos no canal do Youtube,
Desta maneira, venho perguntar, se há alguma sugestão, para eu disponibilizar os videos na Internet, sem ter de pagar direitos de autor.
Desde já os meus agradecimentos
Cumprimentos
Nuno Vieira
Não tenho muitos conhecimentos sobre ‘Direitos de Autor’.
O problema é que embora os vídeos sejam seus, as músicas não são.
Já tive esse problema ao publicar também uns vídeos no Facebook, feitos por mim, mas com músicas que obtive da Internet.
Exigiam o pagamento dos ‘Direitos de Autor’ por causa das músicas.
Cumprimentos
Manuel Dias – Parede
Boa tarde.
Tem inteira razão o amigo Manuel Dias, muito experiente nestes assuntos de direitos autorais.
Este tema já foi abordado, debatido e esclarecido anteriormente.
Sou, por definição e gosto pessoal, um grande utilizador do YOUTUBE.
Aliás, tenho duas contas diferentes (uma para cada situação – pessoal e pública) naquele serviço da Google.
Publico com alguma assiduidade vídeos pessoais, todos com fundo musical que procuro na minha “discoteca” de cerca de 2000 CD’s originais e legais.
Quase sempre não encontro problemas de proibição do Youtube.
Mas quando (raramente) isso acontece e recebo um “aviso”, nesse momento há a possibilidade de “defesa”, que tem de ser bem fundamentada e argumentada.
Feito isso, recebo de imediato a “autorização” e pedido de desculpas…
Por isso, e se a origem das suas músicas é legal, não terá dificuldade em ultrapassar a barreira do Youtube.
Cumprimentos,
NOBRE LUSO
Boa noite Manuel Dias.
Como diz o amigo NOBRE LUSO, também sou UM BOM utilizador do YOUTUBE, tenho uma conta e publico vários vídeos pessoais (prata da casa) e inicialmente fui confrontado com uma advertência por ter colocado uma música dos REM. O vídeo manteve-se mas a música foi cortada pela equipa do YOUTUBE. A partir daí comecei a utilizar músicas sem direitos de autor que o próprio YOUTUBE tem na sua página.
Deixo aqui um pedido ao NOBRE LUSO, para que me dê a dica de como utilizar as músicas originais sem que o YOUTUBE me proíba, já que possuo uma vasta colecção de CD’s, DVD’s e Vinil tudo legal. Falo até de colecções adquiridas há anos às Selecções do Reader’s Digest.
Cumprimentos
António Calado