Ransomware: O que é e como nos protegemos deste vírus da moda?

Ransomware é o termo para classificar os vírus que codificam, ou sequestram, os ficheiros do computador, solicitando determinada importância para que seja indicada a chave que descodifica e restitui acesso aos ficheiros.

Embora este tipo de código malicioso seja usado desde os anos 80, é agora que são mais frequentes.

A infecção mais comum é uma mensagem falsa, por exemplo a dizer que lhe chegou uma encomenda e tem de fazer um clique sobre um link para saber como a reclamar. Esse clique abre um ficheiro que é na verdade o vírus.

Mais uma vez fica o aviso:

Não é perigoso abrir uma mensagem de e-mail, mesmo desconhecida, perigoso é fazer um clique sobre qualquer “link” ou mesmo tentar abrir qualquer ficheiro que acompanhe essa mensagem.

Outras dicas incluem a analise de cada ficheiro antes de abrir, especialmente se for um programa instalável.

É também fundamental activar e instalar no seu computador todas as ferramentas de protecção capazes de impedir estes e outros ataques.

Para todas estas dicas, e sugestões explicadas na prática, leia p.f. o artigo publicado nesta revista COMPUTADOR número 257, agora nas bancas…

Esta dica faz parte de um artigo explicado, passo-a-passo, numa revista COMPUTADOR:

Não perca a edição actualmente em bancas: