Rato deixou de funcionar

Olá

Estou a usar o Windows 11 há 3 dias. Funcionou muito bem até que …fiquei sem o rato. Já fiz tudo o que sou capaz, incluindo reiniciar, várias vezes e nada. E como não sei movimentar-me sem o dito, sinto-me na mata sem cachorro.

Estou a escrever noutro sistema com o Windows 10.

Alguma dica?
Obrigado

Emanuel Soares

1. Bom dia.

Se as pilhas (ou a bateria) do rato estão em condições.

E se o rato é um modelo de marca consagrada (por mim, não dispenso os teclados e ratos Logitech), então o problema deve-se mesmo ao seu entusiasmo em usar o Windows 11.

Esse SO ainda está repleto de problemas, muitos deles bastante graves.

É o que tenho lido nas várias notícias que vão surgindo por todo o mundo.

E ainda por cima, mesmo quando o W11 for lançado oficialmente (talvez no fim do ano ou no início de 2022), a maioria dos computadores nem sequer tem as condições “impostas” pela Microsoft.

Se for hoje mesmo comprar um computador novo (ou simular a compra…) e perguntar na loja a algum técnico, ninguém lhe irá prometer que posteriormente o W11 poderá ser instalado. Por isso, muito menos irá funcionar…

Sempre gostei de estar um passo à frente nas tecnologias.

Passei sucessivamente do XP à versão mais actualizada do Windows 10.

Mas desta vez não irei dar cabo de duas excelentes máquinas (um desktop montado numa empresa consagrada a meu gosto; e um portátil “laptop” topo de gama), mandando instalar nessa empresa o Windows 11. A não ser que possam garantir toda a estabilidade do sistema operativo e ligação aos vários periféricos. Teclado, rato e impressora são imprescindíveis na minha vida.

Um conselho: tente falar com um bom técnico de informática e saber a opinião dele.

NOBRE LUSO

2. Boa tarde, caro Emanuel Soares,

Não tenho muito mais a dizer para além do que o Nobre Luso já disse, e ele tem toda a razão. Contudo, enfim, as leis da física ainda são determinísticas e se o sistema já esteve a funcionar bem, incluindo o rato, então, nas mesmas condições, com o mesmo sistema e pelas mesmas razões, deveria continuar a funcionar. Portanto das duas uma: ou houve uma alteração no sistema ou há avaria no rato. Isto pode não ser de grande ajuda, mas, enfim, por vezes pequenas coisas podem fazer-nos optar por insistir ou não numa determinada escolha. Tente pesquisar e lembrar-se se ocorreu alguma alteração no sistema que possa justificar essa mudança de comportamento.

Também já me aconteceu colocar pilhas novas no rato (alguns utilizam apenas uma e outros utilizam duas), e ele deixar de funcionar muito antes do tempo previsto, e ao retirar as pilhas e testá-las com um multímetro, uma estava muito razoável e outra estava totalmente descarregada. Por vezes podem já vir defeituosas da loja ou terem sido armazenadas muito tempo. Se tiver essa opção, substitua até mesmo o rato por outro e veja se funciona.

Dado o pouco conhecimento sobre o próprio Windows 11, é tudo o que lhe posso dizer e já seria bom se fosse de alguma ajuda.

Cumprimentos,

Fernando Cabrita

3. Boa tarde,

Já verificou se existe algum problema com o controlador do rato?

No Windows 11 é igual ao Windows 10:

* Prima as teclas WIN + X, aceda a “Gestor de dispositivos” (sem usar o rato terá de usar as teclas de setas e depois a tecla Enter para aceder)

* Aqui, prima “Tab” para ir para a lista de dispositivos, seleccione “Ratos e outros dispositivos apontadores” e clique na seta para a direita para expandir.

* Seleccione cada uma das entradas e prima as teclas SHIFT + F10 (faz o mesmo que o clique direito se tivesse rato)

* Neste menu seleccione (usando as teclas de setas) a opção “Desinstalar dispositivo”.

* Faça isto em ambos e reinicie o Windows 11. Após reiniciar este deve detector o rato e volta a funcionar.

Caso nao funcione, se tiver outro rato experimente liga-lo a este PC, pois podem ser de facto as pilhas.

Caso este rato adormecido esteja ligado por cabo USB, desligue dessa porta e ligue noutra (mesmo com o PC ligado, normalmente revitaliza o rato).

Cumprimentos,

Américo Fernandes