Será ajuizado compactar o Windows para ganhar espaço?

Li na internet que podemos ganhar espaço livre em disco usando a compactação.

Será ajuizado fazer isto?

Se sim, como se faz? Já foi descrito em alguma revista?

Manuel Jacinto

RESPOSTA DA REDACÇÃO:

A compactação de pastas e ficheiros existe há bastante tempo e está de facto integrada no Windows, desde o 7 ao 8, 10 e 11.

O problema dessa operação é que pode tornar o acesso mais lento.

O comando é de facto:
COMPACT.EXE /CompactOS:always

E existem outros parâmetros de uso que deve conhecer.
Tudo isto foi publicado na edição 211 da revista COMPUTADOR, onde é indicada a página de suporte da Microsoft e um programa que substitui os comandos, permitindo o uso em janelas gráficas como estamos habituados.

Esse artigo tem por título “Como ganhar espaço, compactando o Windows !”:
clubedeutilizadores.pt/computador/

COMO PERGUNTAR À REDACÇÃO?

A redacção está sempre ao alcance do leitor ou assinante, podendo colocar-nos também qualquer dúvida sobre um artigo publicado, um tema ou outro qualquer assunto para o qual sinta podermos ajudar.
Basta que nos envie a sua mensagem dirigida a:
clube@utilizadores.pt

Nota:
A sua mensagem poderá ser respondida pela redacção ou/e também, enviada ao grupo de entreajuda, sempre que sintamos ser o mais adequado a uma resposta satisfatória.

Atenção:
– Tal como acontece com as questões enviadas ao grupo de entreajuda, infelizmente, não nos é possível garantir soluções a toda e qualquer questão. Mas, prometemos fazer o nosso melhor…
– A posse das revistas é sempre factor importante para qualquer resposta (quer da redacção quer da Entreajuda), que poderá apontar para a leitura de artigos publicados (este projecto depende também da sua ajuda, com a compra ou assinatura das nossas publicações, que não incluem uma única página de publicidade).