skip to Main Content
965015602 clube@utilizadores.pt clubedeutilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​

Será que na informática existem bruxas??

Amigos

Não consigo entender.

Tenho um portátil HP i5, com sistema operativo Windows 10 pro.

Instalei um disco SSD com sistema operativo Windows 10 pro.

Até aqui tudo bem.

O disco antigo coloquei numa caixa externa e agora começa a história.

Reconhece o disco diz que tem uma ocupação de 250Gb, mas ao abrir as imagens ou os documentos ou o ambiente de trabalho diz que as pastas estão vazias.

Voltei a instalar o disco no computador e tem tudo impecável.

Volto a colocar como disco externo e diz que só tem o sistema operativo.

Alguém tem alguma sugestão ?

Um abraço

Alves

This Post Has 2 Comments

  1. Caro Alves:

    Experimente ir à BIOS e colocar esse tal disco externo como prioritário de

    forma a arrancar por ele.

    Saudações,

    José Campos

  2. Caro Alves,

    Há várias opções em aberto e que pode tentar para resolver o problema antes de condenar em definitivo o disco. Tente primeiro perceber se não há nada de errado com a entrada USB em questão. Insira uma pen, por exemplo e veja se está tudo bem.

    De seguida, em Gestor de dispositivos / Unidades de disco, localize o disco externo e c/ o botão direito do rato clique em atualizar driver.

    Em seguida, preferencialmente com o disco externo dentro do PC, ligado a uma entrada SATA (embora possa tentar fazê-lo ligado à entrada USB), clique sobre o disco c/ o direito do rato, selecione Propriedades, ferramentas, e mande executar uma verificação e correção de erros do disco. Já resolvi diversos erros e problemas em discos e em pen’s utilizando essa ferramenta do Windows. Por vezes o Windows executa rapidamente uma verificação e diz que não encontra nada de errado.

    Pode mandar executar uma verificação ‘forçada’ no próximo reenício, fazendo o seguinte:

    Clique c/ o direito do rato sobre o símbolo do menu INICIAR, escolha ‘Windows Power Shell admin’, e dentro da tela de comandos que se abre, escreva fsutil.exe dirty set E: e clique em Enter. (estou a supor que a letra do disco é a letra E, mas pode ser outra, claro). Reinicie o PC.

    Finalmente, se nada funcionar, passe ao procedimento mais radical, caso ache que não tem nada a perder. Colocando o disco externo dentro do PC ligado a uma entrada SATA, veja se está tudo normal e se consegue abrir os ficheiros e pastas. Se conseguir, passe-os temporariamente para outro local, formate o disco e volte a colocar os ficheiros e pastas dentro dele, retire-o e recoloque-o na caixa externa. Veja se está tudo ok. Ou alternativamente, passe os ficheiros e pastas para dentro do disco, já na posição de disco externo.

    Espero que alguma das opções resolva o problema.

    Um abraço,

    Fernando Cabrita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.