Transformar foto de perspectiva para rectangular

Bom Dia

Tenho um programa, tipo biblioteca, de filmes já vistos e nos quais coloco a imagem – rectangular – da capa do filme.
Acontece com alguma frequência só encontrar essa imagem em perspectiva.
Sei que com o corel paintshop pro é possível manipulá-la e transformá-la em forma rectangular, mas a minha questão é:
haverá algum programa gratuito que desempenhe esta função?

Desde já grato pela Vossa ajuda
Jojo

1. Obrigado, Jorge Silva.

Vou tentar, mas já vi uns vídeos sobre o Gimp e pareceu-me a sua utilização difícil, e não apanhei como alongar os cantos da perpectiva para fazer o rectângulo e ao mesmo tempo que compense a distorção (endireite) da imagem.

A função deve estar lá, mas não aprendi como encontra-la e executá-la.

Mas. De qualquer maneira, grato pela dica

Cumprimentos

Jorge Leitão

Assunto: RE: Transformar foto de perspectiva para rectangular

Boa tarde

Tente a versão completa do GIMP

Melhores cumprimentos

Jorge Silva

2. Boa tarde, Jojo.

Deparei-me há pouco tempo com a mesma necessidade.

Há uma app muito simples que utilizo no iPhone (suponho estar também disponível em Android) que faz precisamente isso – e só isso. Chama-se Perspectivize e consiste em “esticar” ou “encolher” cada um dos dois eixos até se obter a imagem quadrangular. Para ficar rectangular pode-se usar a ferramenta “crop” em qualquer app de edição de imagem.

O Perspectivize gratuito serve perfeitamente (embora sempre acompanhado de alguma publicidade).

A versão paga também é muito barata.

Um abraço.

António Rodrigues

3. Boa Noite, António Rodrigues

A culpa foi minha ao omitir que trabalho no ambiente Windows (11).

Ainda me lembrei de por a aplicação “Perspectivize” no telemóvel Android, fazer o trabalho (?!) e uma vez concluído partilhá-lo com o PC.

Porém, não consigo encontrar o referido Perspectivize , só encontro “Perspective”. Será a mesma coisa?

Mas era este tipo de ferramenta que pretendia, simples e descomplicado com esta simples função – esticar ou alongar os cantos da perspectiva com as respectivas correcções do texto e da imagem e utilizável no Windows.

Ex:

de para