Veja melhor o conteúdo do seu ecrã!

Quase todos os utilizadores frequentes de computador acabam por se ver na necessidade de utilizar óculos, mesmo que seja apenas para isso mesmo, para ver melhor o conteúdo do ecrã do nosso computador.

Mas, todas as versões do Windows incluem ferramentas que nos permite ver melhor:

– Aceda ao menu “Iniciar” e digite: dpiscaling

– Clique sobre a opção encontrada e mostrada no topo da caixa de pesquisa.

– Abre-se a janela de “Visualização” (a que também poderia aceder no “Painel de Controlo”, definindo a vista por “ícones”).

Aqui:

– Nos Windows 10 e 11, tem a possibilidade de personalizar o texto de alguns elementos das janelas (por exemplo barra de titulo, menus, etc.).

– Se utilizar o Windows 7 terá a possibilidade de “aumentar ou diminuir o tamanho do texto apresentado no ecrã”. Pode definir texto maior (125 ou 150 %), ou pode ajustar um tamanho de texto personalizado (PPP).

– Em ambos os casos encontra, na esquerda, a opção de “Ajustar a resolução” (onde pode definir o máximo de resolução suportada pelo seu monitor), e também pode iniciar o assistente “Ajustar texto ClearType”. Esta opção é excelente para ajustar a nitidez do texto apresentado no monitor, bastando fazer um clique em cada bloco de texto que lhe parece mais nítido. Ajuda-o por exemplo a remover eventual sombra ou ajustar o contraste de qualquer texto visível no monitor.

Esta dica faz parte de um artigo explicado, passo-a-passo, numa revista COMPUTADOR:

Não perca a edição actualmente em bancas: