Vírus finge ser actualização para o Edge

Foi descoberto um novo tipo de código malicioso que engana completamente o utilizador que não esteja avisado.

Segundo a Malwarebytes, este código infecta páginas web (sites) e detecta se o visitante está a usar o Microsoft Edge.

Sendo o caso, apresenta uma mensagem a informar que está disponível nova actualização para o seu Edge.

Sem qualquer evidencia da falsidade, se o utilizador fizer o clique sobre esta mensagem vai instalar o vírus, que sendo da família ransomware irá codificar o conteúdo do disco e pedir avultada quantia para o resgatar.

Sobre este novo vírus:

Nota:

A actualização do Edge, tal como de qualquer outro browser, é feita automaticamente, não são mostradas mensagens a pedir para os actualizar.

Uma forma de evitar estas mensagens enganadoras é bloquear as janelas popup e toda a publicidade mostrada nas páginas web que visitamos.

Para este propósito sugerimos a consulta do artigo “Como bloquear toda a publicidade mostrada em sites web”, publicado na edição 246 da revista Gui@ da INTERNET (agora nas bancas):

<clubedeutilizadores.pt/> clubedeutilizadores.pt