Deixei de ter acesso ao “abrir segurança do windows”

Olá,

venho expor uma situação que não consigo resolver e nem perceber!

deixei de puder ter acesso ao “abrir segurança do windows” e a todos os itens abaixo de “areas de proteção”,

queria abrir “segurança do dispositivo” para seguir o tutorial da revista computador 256,pág. 6; “como melhorar o desempenho do windows 10 e 11” aonde se indica digitar em pesquisa “vbs”, a partir daqui vem uma janela com indicação de ser necessário uma “nova app abrir esta windowsdefender ligação”.

tentei ir direto a definições, e foi quando deparei que não conseguia abrir nada na area de “abrir segurança do windows”, fiz uma busca e entrei numa pág. da microsoft community, coloquei a questão “Não consigo abrir a Central de Segurança do Windows Defender”, e dão info para seguir vários metodos, mas ao final de tentar os vários passos não consegui aceder “abrir segurança do windows”, inclusive uma das opções nos vários passos é de fazer um restauro, que tb. não consegui!

qualquer coisa a haver com “cortana” e cofre do one drive !

até ontem tinha absoluto control de todas as opções de segurança do windows, ontem à noite fiz uma actualização do windows 10 ,não sei se será esta a razão, estou bem perdido nisto! se me puderem ajudar agradeço.

Carlos Casaca