clube@utilizadores.pt ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​  ​​ ​ ​ ​​ [ Iniciar sessão ]​​

Será possível recuperar dados de disco SSD formatado?

Formatei um disco externo SSD e será possível reverter a situação, recuperando os dados antigos?

Obrigado a quem puder ajudar.
Luís Delgado.

This Post Has 4 Comments

1. Boa tarde,

Penso que um programa de recuperação de ficheiros perdidos ajuda.

O mais conhecido é o Recuva, mas têm sido publicadas algumas alternativas na revista que podem ser mais eficazes.

Outro programa que conheço, e penso que até restaura partições, é o testdisk.

Experimente,

Fernando Fonseca

Assunto: Re: Será possível recuperar dados de disco SSD formatado?

Sr. Luís, sim pode…. pode agir da mesma forma como se fosse um HD mecanico,

A terça, 23/04/2024, 19:11, <clube@utilizadores.pt <mailto:clube@utilizadores.pt> > escreveu:

Obrigado a quem puder ajudar.
    Luís Delgado.

2. Bom dia Sr Luis Delgado .

Ainda não me aconteceu num disco SSD , mas aconteceu-me numa pen que tem tecnologia semelhante que recuperei , a não ser

que o tenha feiro com um softwre especifico , que o hà , que limpa mesmo a fundo e não deixa mesmo rasto , só os sectores e mais nada

Se foi o format do Windows há um software da EASUS que recupera pelo menos em PEN com tecnologia semelhante aos SSD , porque esse

formate fica lá o ficheiro , só o modifica é de maneira que o sistema não o consegue lêr , mas ele existe e está la , Há tambem o Recuva

da CClenar , mas o EASUS é melhor .

Felicidades e meus cumprimentos

Luis Afonso .O, S.

3. Caro Luís Delgado,

Se o disco for um Samsung, creio haver ferramentas específicas da marca para fazer a recuperação de dados. Mas, de qualquer modo há um programa, o ‘Disk Drill’ que efetua esse trabalho e que, pelo menos até há não muito tempo tinha uma versão gratuita e uma versão ‘Pro’, paga. Faz o download do Disk Drill, para um disco separado, seleciona o disco formatado cujos dados quer recuperar e clica em ‘Search’ ou ‘procurar’ e depois em ‘Review’ e seleciona os ficheiros encontrados que lhe interessar e escolha uma localização, que tem que ser num disco à parte do disco em causa, claro. Se não gravou dados no disco, posteriormente à formatação, a taxa de sucesso é maior, claro.

Também pode usar o programa ‘Recuva’, que é gratuito, e embora tendo por finalidade principal recuperar ficheiros de texto, fotos e ficheiros isolados e não sirva, penso eu, para recuperar partições, por exemplo, pode na mesma ser útil para recuperar todos os ficheiros íntegros que encontrar. Embora os discos SSD funcionem de modo inteiramente diferente dos HD, visto que não há uma gravação física no disco magnético, (porque as memórias são eletrónicas, tipo pen) ainda assim há uma certa salvaguarda, devido ao seu ‘modus operandi’ que faz com que não seja impossível a recuperação de dados. Por isso vale a pena tentar e pode também fazer pesquisas adicionais na net, antes de se meter ao trabalho ou até procurar por outros programas de recuperação gratuitos que lhe pareçam úteis ou mais funcionais.

Abraço,

Fernando Cabrita